A Filosofia é um tesouro acumulado, por mais de 2.500 anos, que oferece uma infinidade de reflexões e pensamentos que podem ser de grande utilidade para a nossa vida cotidiana atual. A Filosofia Clínica reconhece isso e desenvolveu um método para usar todo esse conhecimento em favor de seus partilhantes, que são aqueles que procuram o filósofo clínico em busca de soluções para os problemas de suas vidas.
Assim, o curso de FORMAÇÃO EM FILOSOFIA INTEGRAL APLICADA À CLÍNICA E À ORIENTAÇÃO FILOSÓFICA surge como uma oportunidade para aqueles que querem receber uma formação filosófica que lhes capacite para atender como filósofo clínico e fazer uso da filosofia como instrumento para as soluções dos dilemas da vida.
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APRESENTAÇÃO DO CURSO
O curso de Filosofia Integral aplicada à clínica e à orientação filosófica tem como objetivo desenvolver em seus alunos uma personalidade filosófica apta a, por meio de um método claro e objetivo, usar o instrumental filosófico para a expansão da capacidade de reflexão e ajuda no enfrentamento dos problemas existenciais e cotidianos.
Com essa formação, o aluno poderá oferecer: tratamento clínico, ajudando as pessoas a solucionarem suas questões práticas; orientação filosófica, auxiliando grupos como famílias, equipes etc. a resolverem conflitos e gerirem melhor os relacionamentos; autodirecionamento, utilizando o material e o método para orientar a si mesmo.
Na verdade, esse uso prático da Filosofia sempre fez parte de sua vocação. Desde os gregos, ela serviu não apenas como objeto de conhecimento, mas como ferramenta de orientação. Filósofos foram conselheiros e até terapeutas. Por isso, os estudos em Filosofia Integral configuram-se o reconhecimento desse potencial terapêutico da Filosofia e de instrumento para ajudar as pessoas.
A formação oferecida, portanto, é completa, envolvendo não apenas a técnica, mas a própria pessoa do aluno, preparando-o para manejar bem o método, mas também ler corretamente a realidade, habilitando-o a amparar as pessoas em suas necessidades práticas e existenciais, mas também a compreender melhor a própria vida.
A Filosofia Integral olha para o ser humano em sua integralidade e, por isso, diferente de outras abordagens, faz uso de, além de obviamente todo o tesouro filosófico desenvolvido em mais de dois mil anos, tanto no Ocidente como no Oriente, conhecimentos oferecidos por outras disciplinas, como a Psicologia, a Neurobiologia, a Lógica e a Linguística.
Tanto é assim que, entre os estudos oferecidos por ela, se encontram a Teoria dos Temperamentos; As Doze Camadas da Personalidade, do Olavo de Carvalho; a Psicologia Integral, do Ken Wilber; a Teoria dos Discursos e das Quatro Causas, de Aristóteles; a Nova Retórica, do Chaim Perelman; além de outras teses e estudos que podem ser úteis e auxiliares no trabalho feito pelo filósofo clínico.
No entanto, para bem cumprir o seu papel de orientadora, a Filosofia Integral reconhece a importância do método desenvolvido por Lucio Pakter e o utiliza como base do exercício terapêutico ensinado para seus alunos. Também faz uso das contribuições práticas e teóricas de outros filósofos clínicos, como Monica Aiub e José Mauricio de Carvalho.
Com isso, está certa de oferecer o mais amplo e eficiente material para o cumprimento da vocação prática da Filosofia.
PÚBLICO-ALVO DO CURSO
- Todos aqueles que se consideram amantes da sabedoria e que desejam expandir seu horizonte de consciência.
- Pessoas que trabalham nas áreas corporativa, da saúde e da educação e que possuam interesse em aumentar sua capacidade de ação efetiva, liderança, melhora na comunicação, na gestão eficaz de sua vida, carreira, empresa ou equipe.
- Psicoterapeutas, terapeutas e curiosos em geral.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Fornecer informações consistentes para o autodesenvolvimento do participante, gerando um ambiente de aprendizado e diálogo que poderá ser transferido para outros contextos – corporativo e empresarial, familiar, acadêmico ou comunitário -, permitindo que o participante utilize os recursos da Filosofia Clínica e da Orientação Filosófica em sua atual área de atuação;
- Capacitar os participantes para atuar como filósofos clínicos e/ou orinetadores filosóficos, exercendo essas atividades com excelência, responsabilidade e competência;
- Fornecer informações que possibilitem a expansão do horizonte de consciência dos dos participantes, capacitando-os para a utilização da Filosofia Clínica e da Orientação Filosófica na gestão efetiva de suas funções, carreiras e relacionamentos;
- Apresentar o papel fundamental dos quatro discursos (poética, retórica, dialética e analítica) na coordenação de ações intersubjetivas mais eficazes e eficientes;
- Aprimorar nos participantes a capacidade de comunicar-se com mais efetividade, desenvolvendo a escuta ativa, a habilidade de elaborar perguntas objetivas, de fixar metas, de criar planos de ação factíveis de serem cumpridos, de responsabilizar-se e comprometer-se com os resultados projetados e a desenvolver competências pessoais e grupais;
- Apresentar de forma clara, compreensível e divertida as bases filosóficas que amparam a Filosofia Clínica e a Orientação Filosófica, assim como os seus potenciais para mediar conflitos intrapessoais e interpessoais;
- Capacitar os participantes a pensar, agir e posicionar-se de forma sistêmica frente aos desafios cotidianos, tendo sempre em mente as diferentes propostas éticas chanceladas na história do pensamento filosófico;
- Apresentar de forma interativa e prazerosa as bases biológicas (cerebrais) da aprendizagem, da memória e do comportamento humano, capacitando os profissionais a incrementar seu trabalho através do conhecimento das neurociências, além de fornecer informação para melhora das relações interpessoais tendo como base os aspectos neurobiológicos da afetividade.
CARGA HORÁRIA
- 360 horas/aula, sendo:
- 180 horas presenciais – um sábado por mês, das 08h às 18h
- 180 horas on line – aulas gravadas
DURAÇÃO DO CURSO
18 meses
CALENDÁRIO
- Aula 01 – 27/08/2022
- Aula 02 – 24/09/2022
- Aula 03 – 15/10/2022
- Aula 04 – 26/11/2022
- Aula 05 – 17/12/2022
- Aula 06 – A confirmar
- Aula 07 – A confirmar
- Aula 08 – A confirmar
- Aula 09 – A confirmar
- Aula 10 – A confirmar
- Aula 11 – A confirmar
- Aula 12 – A confirmar
- Aula 13 – A confirmar
- Aula 14 – A confirmar
- Aula 15 – A confirmar
- Aula 16 – A confirmar
- Aula 17 – A confirmar
- Aula 18 – A confirmar
LOCAL DO CURSO
NEC – Núcleo de Ensino e Cultura – Rua Alexandre Herculano, 197, cj. 708, Gonzaga, Santos/SP
METODOLOGIA
- As aulas presenciais serão expositivas e dialogadas com a utilização de algumas dinâmicas grupais.
- As aulas on line serão expositivas e gravadas.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Durante o desenvolvimento do curso o aluno realizará no mínimo um atendimento voluntário com indivíduos e/ou equipes, e será supervisionado e amparado em suas dúvidas pelos Professores do curso.
CONDIÇÕES PARA A CERTIFICAÇÃO
O aluno deverá estar quite com os seguintes aspectos:
A) Documentação
– Cópia da Carteira de Identidade;
– Cópia de Histórico Escolar e/ou do Curso de Graduação.
B) 75% de presença nas aulas presenciais.
C) Apresentação de no mínimo um atendimento voluntário (resumo escrito e oral).
INVESTIMENTO
18 x de R$ 625,00
CERTIFICAÇÃO
Núcleo de Ensino e Cultura – CNPJ 26.857.869/0001-40
INÍCIO
27 de agosto de 2022
DÚVIDA E SUPORTE: Whatsapp 13-99154-3683
CONTEÚDO
O curso contempla:
- Práticas e dinâmicas individuais e grupais;
- Aprofundamento nas metodologias da Filosofia Clínica e Orientação Filosófica;
- Aprofundamento em temas filosóficos específicos;
- Aprofundamento em autores específicos.
Conteúdo dos encontros presenciais:
- Práticas e dinâmicas individuais e grupais;
- Reflexões filosóficas livres;
- Momentos destinados a sanar as dúvidas do conteúdo gravado.
Conteúdo disponibilizado on line:
- Formação do pensamento filosófico.
- O que é filosofia
- Filosofia na história
- O filósofo
- A ciência
- O método
- A verdade
- A razão
- O conhecimento
- A vontade
- O homem
- O mundo
- Os valores
- A cultura
- A moral
- O Ser
- As artes e o belo
- Lógica formal
- Lógica material
- Filosofia, Sociologia, Psicologia e Neurociência aplicadas à clínica
PROFESSORES
Marcello Árias Danucalov
- Doutorado em Ciências (Psicobiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM);
- Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal São Paulo (UNIFESP/EPM);
- Pós-graduação em Fisiologia Humana e do Exercício (UNIFESP/EPM);
- Licenciatura Plena em Educação Física (Universidade Santa Cecilia dos Bandeirantes);
- Bacharelado em Filosofia (Universidade do Sul de Santa Catarina);
- Especialista em Filosofia Clínica (Instituto Interseção);
- Consultor e Palestrante atuando com desenvolvimento humano para pessoas físicas, grupos e equipes (ambientes corporativos, educacionais em geral e órgãos públicos) com foco em comportamento humano;
- Professor Universitário há trinta e quatro anos;
- Autor de diversos livros, entre eles Neurofisiologia da Meditação; Neurobiologia e Filosofia da Meditação.
- Finalista do Prêmio Saúde 2013 da Editora Abril na categoria Saúde Mental e Emocional.
Fabio Blanco
- Bacharel em Direito, tendo exercido a advocacia durante vinte anos;
- Pós-graduação em Retórica e Oratória;
- Idealizador e diretor do Núcleo de Ensino e Cultura (NEC), pelo qual oferece orientação intelectual para pessoas que desejam desenvolver-se de maneira integral;
- Idealizador do Liceu de Oratória e, desde lá, tem ensinado pessoas do Brasil inteiro a se expressar em público;
- Especializado na ciência da expressão, tendo empreendido estudos sobre comunicação, linguagem, retórica e argumentação;
- Instrutor de Argumentação Lógica e Escrita;
- Fabio Blanco é também escritor, com participações, por meio de artigos e ensaios, em periódicos e livros, além de manter um blog (www.fabioblanco.com.br), desde 2005, com diversos textos que abordam temas como filosofia, espiritualidade, comportamento, intelectualidade e desenvolvimento pessoal.