Filosofia Clínica Integral e Orientação Filosófica

A Filosofia é um tesouro acumulado, por mais de 2.500 anos, que oferece uma infinidade de reflexões e pensamentos que podem ser de grande utilidade para a nossa vida cotidiana atual. A Filosofia Clínica reconhece isso e desenvolveu um método para usar todo esse conhecimento em favor de seus partilhantes, que são aqueles que procuram o filósofo clínico em busca de soluções para os problemas de suas vidas.

Assim, o curso de FORMAÇÃO EM FILOSOFIA CLÍNICA INTEGRAL E ORIENTAÇÃO FILOSÓFICA surge como uma oportunidade para aqueles que querem receber uma formação filosófica que lhes capacite para atender como filósofo clínico e fazer uso da filosofia como instrumento para as soluções dos dilemas da vida.

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APRESENTAÇÃO DO CURSO

O curso de Filosofia Clínica Integral e Orientação Filosófica tem como objetivo desenvolver em seus alunos uma personalidade filosófica apta a, por meio de um método claro e objetivo, usar o instrumental filosófico para a expansão da capacidade de reflexão e ajuda no enfrentamento dos problemas existenciais e cotidianos.

Com essa formação, o aluno poderá oferecer: tratamento clínico, ajudando as pessoas a solucionarem suas questões práticas; orientação filosófica, auxiliando grupos como famílias, equipes etc. a resolverem conflitos e gerirem melhor os relacionamentos; autodirecionamento, utilizando o material e o método para orientar a si mesmo.

Na verdade, esse uso prático da Filosofia sempre fez parte de sua vocação. Desde os gregos, ela serviu não apenas como objeto de conhecimento, mas como ferramenta de orientação. Filósofos foram conselheiros e até terapeutas. Por isso, os estudos em Filosofia Clínica Integral configuram-se o reconhecimento desse potencial terapêutico da Filosofia e de instrumento para ajudar as pessoas.

A formação oferecida, portanto, é completa, envolvendo não apenas a técnica, mas a própria pessoa do aluno, preparando-o para manejar bem o método, mas também ler corretamente a realidade, habilitando-o a amparar as pessoas em suas necessidades práticas e existenciais, mas também a compreender melhor a própria vida.


A Filosofia Clínica Integral olha para o ser humano em sua integralidade e, por isso, diferente de outras abordagens, faz uso de, além de obviamente todo o tesouro filosófico desenvolvido em mais de dois mil anos, tanto no Ocidente como no Oriente, conhecimentos oferecidos por outras disciplinas, como a Psicologia, a Neurobiologia, a Lógica e a Linguística.

Tanto é assim que, entre os estudos oferecidos por ela, se encontram a Teoria dos Temperamentos; As Doze Camadas da Personalidade, do Olavo de Carvalho; a Psicologia Integral, do Ken Wilber; a Teoria dos Discursos e das Quatro Causas, de Aristóteles; a Nova Retórica, do Chaim Perelman; além de outras teses e estudos que podem ser úteis e auxiliares no trabalho feito pelo filósofo clínico.

No entanto, para bem cumprir o seu papel de orientadora, a Filosofia Clínica Integral reconhece a importância do método desenvolvido por Lucio Pakter e o utiliza como base do exercício terapêutico ensinado para seus alunos. Também faz uso das contribuições práticas e teóricas de outros filósofos clínicos, como Monica Aiub e José Mauricio de Carvalho.

Com isso, está certa de oferecer o mais amplo e eficiente material para o cumprimento da vocação prática da Filosofia.

PÚBLICO-ALVO DO CURSO

  • Todos aqueles que se consideram amantes da sabedoria e que desejam expandir seu horizonte de consciência.
  • Pessoas que trabalham nas áreas corporativa, da saúde e da educação e que possuam interesse em aumentar sua capacidade de ação efetiva, liderança, melhora na comunicação, na gestão eficaz de sua vida, carreira, empresa ou equipe.
  • Psicoterapeutas, terapeutas e curiosos em geral.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Fornecer informações consistentes para o autodesenvolvimento do participante, gerando um ambiente de aprendizado e diálogo que poderá ser transferido para outros contextos – corporativo e empresarial, familiar, acadêmico ou comunitário -, permitindo que o participante utilize os recursos da Filosofia Clínica e da Orientação Filosófica em sua atual área de atuação;
  • Capacitar os participantes para atuar como filósofos clínicos e/ou orinetadores filosóficos, exercendo essas atividades com excelência, responsabilidade e competência;
  • Fornecer informações que possibilitem a expansão do horizonte de consciência dos dos participantes, capacitando-os para a utilização da Filosofia Clínica e da Orientação Filosófica na gestão efetiva de suas funções, carreiras e relacionamentos;
  • Apresentar o papel fundamental dos quatro discursos (poética, retórica, dialética e analítica) na coordenação de ações intersubjetivas mais eficazes e eficientes;
  • Aprimorar nos participantes a capacidade de comunicar-se com mais efetividade, desenvolvendo a escuta ativa, a habilidade de elaborar perguntas objetivas, de fixar metas, de criar planos de ação factíveis de serem cumpridos, de responsabilizar-se e comprometer-se com os resultados projetados e a desenvolver competências pessoais e grupais;
  • Apresentar de forma clara, compreensível e divertida as bases filosóficas que amparam a Filosofia Clínica e a Orientação Filosófica, assim como os seus potenciais para mediar conflitos intrapessoais e interpessoais;
  • Capacitar os participantes a pensar, agir e posicionar-se de forma sistêmica frente aos desafios cotidianos, tendo sempre em mente as diferentes propostas éticas chanceladas na história do pensamento filosófico;
  • Apresentar de forma interativa e prazerosa as bases biológicas (cerebrais) da aprendizagem, da memória e do comportamento humano, capacitando os profissionais a incrementar seu trabalho através do conhecimento das neurociências, além de fornecer informação para melhora das relações interpessoais tendo como base os aspectos neurobiológicos da afetividade.

CARGA HORÁRIA

  • 360 horas/aula, sendo:
  • 180 horas presenciais – um sábado por mês, das 08h às 18h
  • 180 horas on line – aulas gravadas

DURAÇÃO DO CURSO

18 meses

CALENDÁRIO

  • Aula 01 – 22/01/2022
  • Aula 02 – 12/02/2022
  • Aula 03 – 05/03/2022
  • Aula 04 – 02/04/2022
  • Aula 05 – 14/05/2022
  • Aula 06 – 04/06/2022
  • Aula 07 – A confirmar
  • Aula 08 – A confirmar
  • Aula 09 – A confirmar
  • Aula 10 – A confirmar
  • Aula 11 – A confirmar
  • Aula 12 – A confirmar
  • Aula 13 – A confirmar
  • Aula 14 – A confirmar
  • Aula 15 – A confirmar
  • Aula 16 – A confirmar
  • Aula 17 – A confirmar
  • Aula 18 – A confirmar

LOCAL DO CURSO

NEC – Núcleo de Ensino e Cultura – Rua Alexandre Herculano, 197, cj. 708, Gonzaga, Santos/SP

METODOLOGIA

  • As aulas presenciais serão expositivas e dialogadas com a utilização de algumas dinâmicas grupais.
  • As aulas on line serão expositivas e gravadas.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Durante o desenvolvimento do curso o aluno realizará no mínimo um atendimento voluntário com indivíduos e/ou equipes, e será supervisionado e amparado em suas dúvidas pelos Professores do curso.

CONDIÇÕES PARA A CERTIFICAÇÃO

O aluno deverá estar quite com os seguintes aspectos:

A) Documentação
– Cópia da Carteira de Identidade;
– Cópia de Histórico Escolar e/ou do Curso de Graduação.

B) 75% de presença nas aulas presenciais.
C) Apresentação de no mínimo um atendimento voluntário (resumo escrito e oral).

INVESTIMENTO

18 x de R$ 495,00

CERTIFICAÇÃO

Núcleo de Ensino e Cultura – CNPJ 26.857.869/0001-40

INÍCIO

22 de janeiro de 2022

DÚVIDA E SUPORTE: Whatsapp 13-99154-3683

CONTEÚDO

O curso contempla:

  • Práticas e dinâmicas individuais e grupais;
  • Aprofundamento nas metodologias da Filosofia Clínica e Orientação Filosófica;
  • Aprofundamento em temas filosóficos específicos;
  • Aprofundamento em autores específicos.

Conteúdo dos encontros presenciais:

  • Práticas e dinâmicas individuais e grupais;
  • Reflexões filosóficas livres;
  • Momentos destinados a sanar as dúvidas do conteúdo gravado.

Conteúdo disponibilizado on line

  1. Formação do pensamento filosófico. 
  • O que é filosofia
  • Filosofia na história
  • O filósofo
  • A ciência
  • O método
  • A verdade
  • A razão
  • O conhecimento
  • A vontade
  • O homem
  • O mundo
  • Os valores
  • A cultura
  • A moral
  • O Ser
  • As artes e o belo
  • Lógica formal
  • Lógica material
  1. Filosofia, Sociologia, Psicologia e Neurociência aplicadas à clínica

PROFESSORES

Marcello Árias Danucalov

  • Doutorado em Ciências (Psicobiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM); 
  • Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal São Paulo (UNIFESP/EPM); 
  • Pós-graduação em Fisiologia Humana e do Exercício (UNIFESP/EPM);
  • Licenciatura Plena em Educação Física (Universidade Santa Cecilia dos Bandeirantes); 
  • Bacharelado em Filosofia (Universidade do Sul de Santa Catarina); 
  • Especialista em Filosofia Clínica (Instituto Interseção); 
  • Consultor e Palestrante atuando com desenvolvimento humano para pessoas físicas, grupos e equipes (ambientes corporativos, educacionais em geral e órgãos públicos) com foco em comportamento humano; 
  • Professor Universitário há trinta e quatro anos; 
  • Autor de diversos livros, entre eles Neurofisiologia da Meditação; Neurobiologia e Filosofia da Meditação. 
  • Finalista do Prêmio Saúde 2013 da Editora Abril na categoria Saúde Mental e Emocional. 

Fabio Blanco

  • Bacharel em Direito, tendo exercido a advocacia durante vinte anos; 
  • Pós-graduação em Retórica e Oratória;
  • Idealizador e diretor do Núcleo de Ensino e Cultura (NEC), pelo qual oferece orientação intelectual para pessoas que desejam desenvolver-se de maneira integral;
  • Idealizador do Liceu de Oratória e, desde lá, tem ensinado pessoas do Brasil inteiro a se expressar em público;
  • Especializado na ciência da expressão, tendo empreendido estudos sobre comunicação, linguagem, retórica e argumentação;
  • Instrutor de Argumentação Lógica e Escrita;
  • Fabio Blanco é também escritor, com participações, por meio de artigos e ensaios, em periódicos e livros, além de manter um blog (www.fabioblanco.com.br), desde 2005, com diversos textos que abordam temas como filosofia, espiritualidade, comportamento, intelectualidade e desenvolvimento pessoal.